Comprar, alugar ou vender um imóvel requer o mínimo de conhecimento a respeito do mercado imobiliário. Os processos envolvem algumas questões um tanto burocráticas, como pesquisas no mercado, negociação de valores, avaliação de documentos, elaboração de contratos, situações que podem parecer desafiadoras. Contudo, há como passar por todo esse cenário com tranquilidade, agilidade e segurança se houver a intermediação de um profissional especialista.


Estamos falando da figura do corretor de imóveis. Do vasto conhecimento de mercado ao entendimento jurídico dos processos e transações, ele pode ser peça chave para você fechar o seu negócio sem maiores surpresas e intercorrências. Neste post, você vai conhecer a importância do papel do corretor de imóveis e as vantagens de contar com o auxílio desse profissional. 


  • Confira o que você encontrará neste artigo:
  • Qual o papel do corretor de imóveis?
  • Vantagens de contar com um corretor.
  • O que é preciso para ser um corretor de imóveis?
  • Qual a importância de um corretor de imóveis?
  • É obrigado ter corretor de imóveis?
  • Corretor de imóveis em Franca: conte com a Parra

Qual o papel do corretor de imóveis?


O corretor de imóveis é responsável por realizar a intermediação de compra, venda, aluguel e até permuta de imóveis, bem como auxiliar o cliente sobre as demais questões que envolvem o mercado imobiliário. Essa intermediação é de extrema importância, considerando que grandes negócios (como é o caso do mercado imobiliário), envolve aspectos emocionais por parte do cliente e grandes volumes de dinheiro.


Para o cliente que não entende nada do mercado, as transações podem ser complicadas de lidar, já que surgem incertezas sobre financiamento imobiliário, avaliação de imóvel, legislação, contrato, taxas, e outros pontos importantes.


O corretor será o responsável por tirar todas as suas dúvidas e a ele você deve confiar seus sonhos e metas: deixe claro o que você precisa e ele dará os direcionamentos, encontrando as melhores soluções.


Atribuições do corretor de imóveis

A principal função é a intermediação. Ele deve atuar como negociador que facilite o desejo do cliente, seja para comprar, vender ou alugar um imóvel. O corretor precisa atuar em uma posição neutra, encontrando a solução que esteja dentro do perfil e da realidade financeira do cliente.


Também é função do corretor avaliar e informar o cliente sobre os principais aspectos que envolvem o negócio, deixando-o ciente de todos os processos, características, obrigações.


Outra importante atribuição do corretor diz respeito à orientação das documentações (que são muitas). Ele vai explicar o que é necessário em cada cenário e isso certamente vai poupar muito o seu tempo! O corretor também deve conhecer a fundo a legislação, em todos os aspectos que envolvem a transação imobiliária.


Considerando que o corretor deve achar a melhor solução para o cliente, consequentemente outra função que ele absorve é a de evitar problemas, alertando sobre possíveis negociações de risco ou que não atendam ao perfil desejado.  


O que um bom corretor de imóveis deve saber?

O corretor pode se dedicar a todas as frentes do mercado, mas é muito importante que ele defina seu nicho, tornando-se especialista em algum segmento. Saber esse nicho facilitará para ambos os lados e ajudará o corretor a fazer mais negócios rapidamente. Tem corretor que prefere atuar com imóveis residenciais, outros focam em comerciais, e tem aqueles que segmentam ainda mais, trabalhando apenas com áreas industriais, por exemplo. Essa segmentação coloca o corretor em um patamar mais profissional.


O bom corretor também deve conhecer bem a sua especialidade e isso está muito relacionado a definição de nicho. Conhecer os melhores bairros, tipos de imóveis, características que eles agregam são alguns dos pontos necessários.


Entender as pessoas é outro aspecto importante. Parece coisa simples, mas não é. O bom corretor precisa conhecer bem o cliente, ter empatia, inteligência emocional para saber lidar com as emoções do cliente e dele mesmo, ser atento e, principalmente, bom ouvinte (quase um psicólogo).


Saber negociar também é uma característica do bom corretor. É importante que o profissional domine técnicas de negociação para atender o desejo do cliente e saber fazer concessões e contrapropostas quando necessário. O poder de negociação está muito relacionado ao domínio da comunicação e do relacionamento.


Aproveite a leitura e veja: Saiba como avaliar um imóvel para venda. 


Vantagens de contar com um corretor de imóveis

1. Segurança na transação 

A experiência e o conhecimento do corretor garantem segurança nas transações, permitindo que o cliente fique mais confortável diante das negociações. Sem dúvidas, o trabalho do corretor é essencial para garantir segurança ao processo como um todo.


1.2 O que um corretor faz no cartório?

A função do corretor nessa etapa é instruir o cliente sobre o que será preciso para realizar a escritura do imóvel no cartório. Para registro de compra e venda, é necessário que a formalização ocorra por meio da Escritura Pública de Compra e Venda, no Cartório de Notas. O corretor pode acompanhar o cliente na ida ao cartório, mas a conferência de documentação e assinatura do registro é com o cliente.


2. Mediação entre as partes

Sejamos sinceros: é muito chato ter que ficar negociando condições contratuais, valores, lançando propostas… a vantagem de contar com um corretor de imóveis é deixar essa parte chata também sob responsabilidade dele, que terá todo o profissionalismo para lidar com ambas as partes. Lembre-se que o corretor já está habituado a negociar e isso facilita muito, não só nos argumentos, postura, como também no tempo.


3. Disponibilidade de tempo

Com o auxílio de um corretor, você não precisará dedicar tempo às negociações. É o corretor quem vai procurar imóvel, conversar com os proprietários, negociar, evitando o seu desperdício de tempo. E tempo é artigo de luxo hoje em dia, não é mesmo?!


4. Comodidade

Aliado à disponibilidade de tempo, a comodidade é outro fator vantajoso em ter o auxílio do corretor. É ele quem vai fazer uma seleção de imóveis, entrar em contato com proprietários, agendar visitas, acompanhar o cliente, tirar dúvidas. Tudo isso torna o processo mais cômodo para o cliente.


5. Identificar boas oportunidades

Por ter conhecimento do mercado, o corretor terá mais facilidade de identificar boas oportunidades de acordo com o perfil de cada cliente.


O que é preciso para ser um corretor de imóveis?

Para ser um corretor é preciso realizar curso técnico em Transações Imobiliárias (TTI) ou curso superior de Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias ou de Gestão de Negócios Imobiliários. A profissão é regulamentada pela Lei Federal no 6.530/78.

 

Corretor de imóveis precisa ter Creci

Sim! Para começar a atuar, o corretor precisa obter o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). O CRECI está presente em todos os estados do Brasil e funciona como o órgão regulamentador da profissão de corretor de imóveis. 


É obrigado ter corretor de imóveis?

Não há nada na lei que impeça alguém de resolver um processo de compra, venda ou locação de imóvel sem a assistência de um corretor. Nesse caso, essa pessoa precisará assumir sozinho todo o processo de busca, pesquisas, contatos, visitas, negociações e demais etapas.


Quem deve pagar a comissão do corretor de imóveis?

De acordo com a lei, quem paga a comissão de corretagem é quem contrata o serviço. Mas em termos gerais, é mais comum que o vendedor fique responsável pela comissão do corretor de imóveis ou imobiliária, já que quem vende é o maior dos interessados. Na maioria dos casos a taxa de comissão já vem embutida no valor do imóvel.


Qual a importância de um corretor de imóveis?

Se você nunca precisou de um corretor de imóveis, saiba que esses profissionais são essenciais para a movimentação do mercado imobiliário. Com muito estudo, conhecimento e desenvoltura, eles são a ponte para a realização dos sonhos de muitas pessoas que nem sempre tem tempo, dedicação, nem experiência para lidar com as negociações imobiliárias.


A negociação de um imóvel envolve muita responsabilidade, não só pelo valor do produto, mas por representar um bem de direito de uma família inteira. Por isso,  a presença de um corretor de imóveis garante uma negociação segura, com qualidade e eficiência. 


Corretor de imóveis em Franca: conte com a Parra

Sendo comprador, proprietário, inquilino ou, até mesmo, um investidor, a Parra Imobiliária pode encontrar a melhor solução para você, pois nos preocupamos em simplificar os processos de venda e locação para torná-los mais ágeis e seguros, por meio de uma equipe especializada de corretores.

Nossos serviços em Franca, São Paulo, vão além do básico: trabalhamos com imóveis para alugar, vender, com loteamentos, além da administração, manutenção e conservação. Tudo em um só lugar.

Você pode solicitar uma consultoria a qualquer momento. Entre em contato conosco. Estamos sempre à disposição para lhe atender!



Leia também: Como comprar e vender um imóvel e evitar dor de cabeça?