Está pensando em investir em imóveis e não sabe por onde começar? Fique tranquilo, a Parra irá te ajudar! Selecionamos tudo o que você precisa saber sobre como investir em imóveis, com orientações para quem vai começar a investir e com informações sobre cada tipo de imóvel indicado para esse mercado. Continue com a leitura para saber mais!


Como investir em imóveis

O investimento em imóveis - assim como qualquer outro tipo de investimento - exige orientação adequada. Isso porque, quem compra um imóvel com esse objetivo, busca o retorno do investimento, certo? Para isso, é importante buscar informações sobre o tema.

Primeiramente, conheça os motivos para investir em imóveis e descubra se esse tipo de investimento é recomendado para você.

Motivos para investir em imóveis

O investimento em imóveis possui várias vantagens. Acompanhe a seguir as principais delas.

1. Segurança

O investimento em imóveis é considerado um dos mais seguros do mercado. A segurança está relacionada a alguns fatores. Ao adquirir um imóvel - terreno, casa, apartamento, espaço comercial -, o investidor está aplicando dinheiro em um patrimônio físico, palpável e sólido, e que tende a valorizar com o passar do tempo. Outro ponto é que a demanda por imóveis é constante, até mesmo em períodos de crise econômica - afinal, as pessoas sempre estarão em busca de moradia. 

2. Valorização

A valorização é outro motivo que faz com que o investimento em imóveis seja uma opção favorável. Algumas características contribuem para que o potencial de valorização do imóvel seja maior, como a localização, a metragem, o estado de conservação e a qualidade dos acabamentos. No entanto, especialistas garantem que são grandes as chances de valorização do imóvel com o passar do tempo, principalmente se as condições da propriedade forem positivas. Isso significa que o comprador pagará um valor pelo imóvel e poderá vendê-lo futuramente por um preço muito maior.

3. Rentabilidade

Além da venda do imóvel, o retorno do investimento pode acontecer por meio da locação. Dessa forma, o investidor receberá uma renda passiva mensalmente. O valor do aluguel pode ser aplicado na manutenção do próprio imóvel, bem como pode ser direcionado para outros investimentos.

4. Patrimônio

A consolidação do patrimônio é outra vantagem para o investidor que opta pela aquisição de imóveis. Além de solidificar seus bens, o patrimônio é uma garantia também para o futuro da família, uma vez que o imóvel pode ser uma fonte de renda e de retorno financeiro, com a venda ou a locação, ou até mesmo ser usado como moradia pelos parentes se houver necessidade.

Vale a pena investir em imóveis

Depois de conhecer essas quatro vantagens, já dá para perceber que vale a pena investir em imóveis. Por se tratarem de bens duráveis, os imóveis oferecem atrativos e são considerados um investimento de baixo risco.  

Como começar a investir em imóveis

Para quem deseja começar a investir em imóveis, contar com o auxílio de profissionais especializados é fundamental. Isso porque esse tipo de investimento exige conhecimentos específicos relacionados aos mercados imobiliário e financeiro, bem como às condições ideais para se fechar um bom negócio.


Assim, com a intermediação de uma imobiliária de confiança, você terá orientação para cada etapa do processo do investimento em imóveis. Entre as questões para as quais o investidor tem respaldo ao contar com especialistas estão:

  • Qual o tipo de imóvel recomendado para o seu perfil de investidor: terreno, casa, apartamento, espaço comercial, entre outros;
  • Quais as regiões e os imóveis mais indicados para investir;
  • Qual a situação do mercado local e como isso influenciará no seu negócio.

Além disso, a imobiliária conta com uma equipe de profissionais capacitados para orientar o investidor em relação à documentação do imóvel, avaliação da propriedade, vistoria, formas de pagamento etc.

Confira a seguir as diferentes oportunidades de investimento para quem opta por adquirir um imóvel com esse fim.

Investir em imóveis para alugar vale a pena

O investimento em imóveis residenciais para alugar é uma das possibilidades. Além da expectativa de valorização, para investir nesse tipo de opção é necessário que o comprador avalie a localização e o potencial de desenvolvimento do bairro. Imóveis menores como studios ou apartamentos de 1 quarto podem ser uma indicação para quem pretende investir para alugar. Para acertar na escolha, o investidor deve dar preferência ainda a uma localização com alta demanda de aluguel.

Investimento em imóveis comerciais

Outra opção para quem pretende investir em imóveis são os espaços comerciais. Entre as vantagens dessa categoria estão contratos de locação com maior duração, custo de manutenção reduzido e rentabilidade garantida. Da mesma maneira, é recomendado ao comprador analisar a localização e a infraestrutura da região, bem como o perfil comercial do bairro.

Investimento em imóveis na planta

Investir em imóveis na planta também é uma opção vantajosa. Quanto antes o imóvel for adquirido - na etapa de lançamento, por exemplo -, maior será a margem de lucro no futuro. Entre as vantagens que o imóvel na planta oferece está a possibilidade de planejamento financeiro para a compra, descontos e a valorização. Além disso, adquirir esse tipo de imóvel envolve bem menos burocracia do que a compra de um imóvel pronto. Para o investidor, a venda do imóvel depois de pronto representa um excelente negócio. 

É o momento de investir em imóveis

Com todas essas vantagens e possibilidades, que tal começar a investir em imóveis? Com a orientação adequada, você receberá informações a respeito dos índices econômicos, taxas de juros, opções mais vantajosas de compra e todos os dados necessários para fazer o seu dinheiro render com segurança.

Investir em imóveis em Franca

Para quem deseja investir em imóveis em Franca, a Parra oferece uma assessoria completa, da escolha do imóvel ideal à assinatura do contrato. Lançamentos, terrenos em loteamentos, imóveis prontos novos e usados, assim como imóveis comerciais fazem parte da nossa carteira. Fale com um de nossos especialistas para receber mais informações sobre investimento em imóveis em Franca.