Escolher onde será seu novo lar pode ser uma decisão mais complicada do que se imagina. Até porque, isso vai muito além de uma simples compra, é onde você passará todos os seus dias.

É extremamente comum pessoas se tornarem entristecidas ou pouco realizadas após escolhas erradas em uma decisão importante, seja o curso universitário que escolheu, a companhia que resolveu trabalhar e, também, o endereço que escolheu para ser seu lar.

Se conhecer é um passo essencial para conseguir escolher corretamente seu imóvel, seja para compra ou para locação. É por isso que a Parra resolveu te ajudar, para você acertar na escolha e viver momentos felizes no novo imóvel. Confira o post até o fim e deixe sua opinião caso ajudamos você.


Analisando financeiramente as opções


Um dos primeiros pontos para se considerar na hora de escolher seu novo lar é o fator financeiro. Tanto casas quanto apartamentos geram custos específicos, além do valor convencional de compra ou de locação, bem como cuidados específicos que demandam investimento.

Escolher em qual tipo de imóvel você irá viver precisa, então, passar por essa ponderação financeira de curto e de longo prazo. Separamos algumas dicas específicas na questão financeira tanto no cenário de compra quanto no de locação.


Dicas para comprar


Ao comprar um imóvel, seja casa ou apartamento, você precisará considerar os custos principais, que vão desde as taxas e impostos, o valor do parcelamento (caso houver) e, no caso de casas em condomínio ou apartamentos, a taxa de administração e manutenção do condomínio.

Em uma casa, além destes é importante considerar os custos de manutenção. Itens como telhados que precisam ser reparados, limpeza de caixa d'água e calhas, calçadas e pintura externa.

Já nos apartamentos a maioria destas manutenções ficam por conta do condomínio, que mantém a laje do prédio, manutenção elétrica e hidráulica do edifício, jardins e áreas de lazer do espaço comum, etc. É importante ressaltar, todavia, que grandes manutenções podem demandar um investimento para emergências, sendo o fundo de reserva e/ou chamado de capital. A manutenção interna, todavia, é muito mais simples e barata se comparados ao de uma residência.


Dicas para alugar


Já na locação muito destes custos ficam por conta do proprietário, ou à cargo do inquilino com restituição de valor. Cada contrato pode ser definido de uma forma diferente mas, por lei, o inquilino deverá manter o imóvel em condições de uso, da mesma forma que lhe foi apresentado quando realizou a locação. 

Dentre as principais competências do proprietário estão manutenções com problemas hidráulicos, dedetização, manutenção em telhados e caixas d'águas e problemas elétricos.

Também é importante considerar, no aluguel, os reajustes da mensalidade passíveis anualmente e os seguros obrigatórios, como o seguro incêndio e fiança.


O que observar entre casa ou apartamento em Franca


Além do fator financeiro, é essencial prestar atenção em diversos outros detalhes que podem, ou não, fazer diferença. Afinal, a escolha de um imóvel é muito particular e alguns detalhes podem ser importantes para uns e, para outros, nem tanto.

Um dos principais detalhes é a localização, que pode fazer muita diferença. Observar detalhes como segurança do entorno pode ser muito importante, principalmente para quem optar por casas de rua. A estrutura comercial do entorno também é muito relevante para dar comodidade ao dia a dia.

Para quem mora em apartamento, a vista e a posição solar também é uma questão importante, principalmente nos imóveis sem sacada, já que otimizar a iluminação interna. Já nas casas de rua e até em condomínio, considere a movimentação da rua, grandes fábricas e até casas noturnas, caso o barulho externo possa ser um problema para você.


Vantagens de morar em casa e apartamento


Conversamos até agora sobre os pontos principais para se levar em consideração na hora de considerar as vantagens de morar em casa ou apartamento, ou como escolher um imóvel para morar em Franca, mas quais são, de fato, as vantagens de morar em casa e as vantagens de morar em apartamento?

Escolher uma casa para morar é um desafio, com diversos pontos e particularidades, assim como encontrar o melhor apartamento em Franca. Vejamos alguns pontos específicos para ambos os tipos:




V
antagens de morar em casa

Um dos pontos principais é a privacidade e autonomia. Na sua casa você pode, livremente, receber convidados, dar festas e utilizar todo o seu espaço livremente. 

O quintal ou jardim também costuma ser um ponto muito valorizado ao escolher uma casa em Franca, afinal ter um tempo ao Sol, poder deixar seus pets livres no jardim e montar uma horta, por exemplo, pode ser um ponto de decisão muito forte.

Outro ponto é a facilidade de manter boa ventilação e iluminação natural, bons tanto para melhorar a qualidade de vida quanto diminuir custos relacionados à lâmpadas ou ventiladores e ar condicionados.




Vantagens de morar em apartamento


Segurança em primeiro lugar. Ao escolher um apartamento em Franca, um dos principais pontos de decisão está na segurança gerada por um condomínio, seja pelo circuito interno de câmera, as portas magnéticas e a vigilância da portaria.

A comodidade da manutenção também é um fator decisivo, uma vez que as principais manutenções do edifício são feitas pelo condomínio, cabendo ao morador o cuidado do seu metro quadrado privativo, reduzindo e muito as preocupações.

Assim como a manutenção estrutural é por conta do condomínio, os cuidados com a área comum também são, cabendo aos moradores apenas aproveitar os espaços de lazer que, muitas vezes, são bem completos, com piscina, quadra, playground, academia, entre outros.


Mudanças recentes na busca por casa ou apartamento

 

Sendo casa ou apartamento o seu objetivo, uma coisa é certa: o ano de 2020 fez você considerar algumas coisas a mais na hora de escolher um imóvel para morar em Franca, certo?

As mudanças neste ano refletem, e muito, como vemos a nossa residência. Antes era comum ouvirmos coisas como "eu só vou dormir em casa, mesmo" ou "eu passo o dia na rua, não preciso de um apê grande" mas, com o isolamento e a cultura de home office, isso mudou. Pessoas estão buscando imóveis maiores, com mais espaço aberto e com mais cômodos, para poder desenvolver suas habilidades e trabalhos em casa de forma prazerosa e confortável.

Deixar de considerar isso ao escolher uma casa ou apartamento para morar pode comprometer, até, sua felicidade e satisfação com o imóvel escolhido! Consideramos também questões como estrutura urbana próxima, para não perdermos muito tempo em deslocamento até farmácias, supermercados, etc. Tudo isso, que já era um dos pontos de análise, ficou ainda mais evidente na busca por um novo imóvel. Inclusive, índices de vendas e aluguéis durante a quarentena dispararam no Brasil todo. "Casas para alugar", por exemplo, teve alta de mais de 600% nas buscas do Google, enquanto a venda de imóveis atingiu os melhores índices desde 2014, com destaque para imóveis com 3 ou mais quartos.

Uma coisa é certa: estão todos levando o conforto em consideração, não fique de fora dessa turma.

Opções disponíveis de imóveis em Franca


Escolher uma
imobiliária em Franca deverá ser seu próximo passo na hora de encontrar boas opções para sua nova moradia. E, já que você está por aqui, que tal conferir algumas opções de imóveis disponíveis para venda ou locação, de casa ou apartamento, em Franca? É só acessar aqui para ver nossos imóveis para locação, e aqui, imóveis à venda.

De qualquer forma, como mencionei anteriormente, escolher casa ou apartamento é uma decisão particular, considerando o que é mais ou menos importante para você. Se tiver qualquer dúvida ou desejar orientação, comente no post ou nos envie uma mensagem através da página de contato.