Está planejando adquirir um imóvel e quer saber se vale a pena comprar terreno em loteamento? Este artigo é para você! Nós, da Parra Imobiliária, somos especialistas em loteamentos e preparamos este texto para te mostrar quais são as vantagens desse tipo de empreendimento. Confira!


Leia também: Veja como comprar terreno e financiar a construção da casa


Construir a sua casa exatamente do jeito que você sonhou e em uma área com toda a infraestrutura. Essas são só algumas das vantagens de comprar um terreno em loteamento para construir o seu imóvel. Acompanhe a seguir por que esse tipo de investimento pode ser interessante para você.

Vale a pena comprar terreno em loteamento?

A resposta é sim, vale a pena comprar terreno em loteamento. Continue com a leitura e descubra as vantagens de investir seu dinheiro nessa modalidade de empreendimento. 

Vantagens de comprar um terreno em loteamento

Comprar um terreno é o primeiro passo para a realização do sonho da casa própria. As vantagens de adquirir um terreno em loteamento estão relacionadas a aspectos financeiros, estruturais e de rentabilidade. Veja 5 vantagens que separamos para você.

1. Comprar terreno é mais barato

A primeira vantagem é que comprar um lote é mais barato do que comprar uma casa ou apartamento, por exemplo. Além do preço mais baixo, a facilidade de pagamento também é um atrativo. É possível parcelar o valor do terreno diretamente com a loteadora ou, ainda, fazer um financiamento de lote urbanizado em um banco.

2. Comprar terreno é um bom investimento

Sob o ponto de vista de investimento, o terreno é uma ótima opção. Seja para quem pretende comprar para revender, seja para quem deseja construir e morar, essa é uma boa oportunidade de investimento. Se optar por construir um imóvel e revendê-lo, o lucro será ainda maior. Desde o momento da aquisição, o lote começa a valorizar. Se o terreno estiver em boa localização e a região receber infraestrutura completa, a valorização é ainda maior. Outros fatores como escassez de imóveis na região costumam contribuir para a valorização também.

3. Loteamento oferece infraestrutura

Todo loteamento passa por aprovação da prefeitura do município. Assim, outra vantagem de adquirir terrenos nesse tipo de empreendimento é que, normalmente, ele conta com infraestrutura completa. Isso significa que o lote está localizado em área regularizada, com toda a documentação em dia. Além disso, conta com redes de esgoto, água e energia elétrica devidamente instaladas. Também é mais provável que o terreno esteja localizado em áreas com ruas pavimentadas e com iluminação pública, além de transporte público nas proximidades.

4. Você pode construir no seu tempo 

Programar o seu orçamento a médio ou a longo prazo e preparar-se para as despesas da construção também é outra vantagem no caso de quem compra o terreno para construir um imóvel. Dessa maneira, você pode programar um cronograma de obras, prever os custos a cada etapa e definir quando é a hora de colocar o projeto  em execução.

5. Você pode construir do seu jeito

Esse também é um benefício que faz a diferença quando se trata de investir no seu imóvel dos sonhos. Construir a casa ou sobrado do jeito que você deseja é uma conquista que, futuramente, trará muita satisfação para toda a família. Esse será o momento de tirar os planos do papel, com direito à escolha de características construtivas do imóvel e detalhes de acabamento. Um privilégio, não é mesmo?

Como comprar terreno com segurança

Depois de conhecer as vantagens de comprar um terreno em loteamento, é hora de saber os cuidados a serem tomados para garantir um negócio com segurança. Algumas ações são imprescindíveis nesse momento. Acompanhe a seguir.

  • Pesquise o histórico da empresa responsável pelo loteamento;
  • Visite o local e avalie as condições do terreno, a infraestrutura e a vizinhança;
  • Confira a documentação do loteamento, como a escritura pública no Cartório de Registro de Imóveis, licenças para a obra e aprovação do projeto pela prefeitura.

Comprar terreno pela imobiliária

Para evitar qualquer tipo de problema na hora de comprar um terreno em loteamento, uma das recomendações para realizar a transação com segurança é buscar uma imobiliária. 

A imobiliária irá intermediar a compra e de antemão já terá verificado todos os detalhes referentes à idoneidade da loteadora e à legalização do imóvel.

Parra: imobiliária especializada em loteamento 

Para comprar o seu terreno em loteamento em Franca (SP), conte com a Parra. Somos uma imobiliária especializada nesse tipo de empreendimento. Nosso know-how inclui o desenvolvimento, o lançamento e a coordenação de vendas de loteamentos na cidade. 

Temos parcerias com construtoras e incorporadoras reconhecidas no mercado, por isso conseguimos oferecer aos nossos clientes projetos únicos e exclusivos, em ótimas localizações e com excelentes condições de negociação. 

Trabalhamos com lançamentos imobiliários economicamente viáveis, com alta qualidade, rentabilidade para investidores e satisfação para os futuros moradores.

Loteamentos em Franca (SP)

Se você busca um terreno em Franca, a Parra conta com as melhores opções em loteamentos da cidade. Aproveite para conferir os terrenos disponíveis no Jardim Botânico e no Jardim Santa Lúcia.