Um marco muito especial na vida de várias pessoas é a compra do primeiro imóvel para morar. Mas, para concretizar esse sonho, é preciso muito planejamento. 

A Parra desenvolveu um guia especial com as melhores dicas para você comprar o primeiro imóvel.


Dicas para comprar o primeiro imóvel: Como escolher um imóvel para comprar


Você encontrará diversas opções no mercado, entre casas ou apartamentos; coberturas; apartamentos no padrão Garden; imóveis na planta; novos ou usados; em condomínio, e por aí vai.


A decisão nesse modelo de negócio influenciará no custo, na disponibilidade e até na forma de pagamento. Por isso, o ideal é você procurar uma imobiliária de confiança, informar as características que você deseja, e ela se responsabilizará em pesquisar as opções disponíveis, mais adequadas ao seu perfil e ao seu orçamento. Se você procura imóveis em Franca - SP, veja como encontrar as melhores opções aqui.


1. Escolha uma boa localização


Um dos principais itens a serem observados na escolha do primeiro imóvel é a localização, afinal, ela influenciará na sua rotina. Considere questões como segurança, distância em relação aos pontos de interesse e vias de acesso.

Esse fator também influenciará nos custos e na valorização do imóvel. Caso tenha dúvidas sobre qual a melhor opção para investir, converse sempre com o corretor credenciado.


2. Defina quais detalhes são importantes


Antes de decidir qual imóvel irá comprar, é essencial avaliar todos os detalhes que farão diferença para você. Se ele for usado, é muito importante prestar atenção em todo o acabamento, e também se existe algum problema estrutural, por exemplo. Se for novo, o espaço atende às suas necessidades? E a região, é bem movimentada? Barulhenta? Os índices de segurança são bons? Uma dica é conversar com a vizinhança antes de fechar negócio.


3. Visite alguns imóveis


Com a facilidade da internet, através dos anúncios com fotos e algumas vezes vídeos, é possível ter uma boa noção sobre o imóvel, mas alguns detalhes só mesmo ao vivo. A ventilação e a iluminação, por exemplo, só podem ser observadas no local.

Caso perceba que não foi possível analisar tudo em uma única visita, agende outra. 


Quais as formas de comprar um imóvel?


A forma de pagamento do imóvel é muito importante. Você pode optar por pagar à vista ou por financiar, observando as condições oferecidas pelo mercado. 


1. Financiamento do primeiro imóvel: como comprar um imóvel financiado



No processo de análise e escolha da forma de pagamento, o
financiamento é a opção mais comum, pelo conforto do comprador em poder parcelar essa dívida ao longo dos anos. 

Entretanto, essa modalidade normalmente exige um valor de entrada, que pode ser influenciado pela renda do comprador. Com a entrada, o valor que sobra é do financiamento e as parcelas não podem ultrapassar 30% dos rendimentos brutos dessa pessoa.

Quando um imóvel é financiado, é realizado um contrato entre a instituição de crédito (na maioria, os bancos) e o comprador do imóvel. Esse contrato tem força de escritura, mas atenção: O imóvel só será realmente seu quando houver quitação total dos débitos.

Consulte as instituições financeiras e uma imobiliária de sua confiança para verificar o seu perfil de crédito e, assim, verificar qual o valor de entrada que você poderá dar. Sabendo esse valor, você também terá uma noção do valor das parcelas com os débitos futuros.


Documentos para compra de imóvel


Confira os principais documentos que você deve apresentar para realizar a compra do seu imóvel:
 

  • Comprovante de Identidade: RG (ou carteira de habilitação) e CPF; 
  • Comprovante de renda: CTPS e contracheque. No caso de autônomos, pode ser utilizado o extrato bancário; 
  • Comprovante de estado civil: certidão de nascimento e de casamento. Em casos de divórcio ou separação, a certidão de casamento deve possuir a averbação. Já a união estável pode ser comprovada com uma escritura declaratória ou certidão de filho em comum; 
  • Comprovante da residência atual: contas de luz, telefone ou água; 
  • Declaração de Imposto de Renda: apenas quem não for isento.

Quais são as taxas na compra de um imóvel?


Na compra de um imóvel, além do valor que você paga pelo bem, há outros custos com cartório. Confira algumas taxas, que podem variar de acordo com o tipo do imóvel (novo ou alugado):


  • Taxa de corretagem 

Diz respeito a intermediação da imobiliária e do corretor.

  • ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis

É o imposto cobrado para transferir o imóvel de um nome para outro. Taxa obrigatória e paga pelo comprador no momento da compra.

  • Registro de compra em cartório
Procedimento utilizado para atualizar a matrícula do imóvel para o seu nome.

  • Escritura pública

É a representação do contrato de compra e venda. Documento que comprova a transferência do imóvel de um proprietário para outro.

  • Avaliação bancária

A avaliação bancária é cobrada pelos bancos, nos casos de imóveis comprados por financiamento. O custo é referente à vistoria do bem e de toda a documentação necessária para liberação do crédito imobiliário. 

  • Taxa cobrada durante a obra

Para imóveis adquiridos na planta, a construtora poderá cobrar uma taxa pelos gastos com a obra. Normalmente, a taxa fica em torno de 2% sobre o valor do imóvel.


Primeiro imóvel tem desconto na documentação?


Sim! Esse incentivo é dado para que as pessoas providenciem a documentação do primeiro imóvel logo após a compra.

O desconto no registro do primeiro imóvel se refere aos emolumentos – os custos que envolvem a documentação, os materiais usados e a remuneração do tabelião, por exemplo. O valor do abatimento é de 50%. Entretanto, esse abatimento não vale para todos os casos. 

Para ter direito ao desconto, o comprador precisa financiar o imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação, o SFH. Além disso, o bem precisa ser para uso próprio, ou seja, se sua intenção for comprar para investir em futuros aluguéis, você não conseguirá o desconto.  

Os beneficiários do Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), também têm direito a desconto no registro do primeiro imóvel, podendo chegar a 100%.


Na compra do primeiro imóvel tem desconto no ITBI?


Financiamentos realizados por meio do Programa Casa Verde e Amarela podem obter redução de até 75% no valor total do ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis.

Imóveis prontos ou na planta, financiados pelo SFH, também podem ter desconto no ITBI. Mas é preciso observar o valor do imóvel e as regras aplicadas em cada município para ter certeza do percentual.


Como comprar imóvel com segurança


Vai comprar o seu primeiro imóvel? Procure uma imobiliária de confiança! Seja para orientar sobre como escolher um imóvel, seja para encontrar apartamento, casa ou terreno em Franca, os consultores da Parra estão preparados para apontar a melhor solução para você.

Além de uma ampla carteira de imóveis para venda, a Parra oferece assessoria e consultoria para financiamento imobiliário, possibilitando o melhor negócio para você. Fale com a Parra e confira  como encontrar os melhores imóveis em Franca, com segurança.