Você também sentiu a necessidade de mudar de imóvel depois que começou o isolamento social devido a pandemia do COVID-19? Se sim, saiba que você faz parte de um grupo grande de brasileiros que procuraram tipos de imóveis melhores para morar.

Em uma pesquisa do ImovelWeb, um dos maiores portais imobiliários do país, foi revelado que a busca por imóveis com varanda cresceu 128% em junho de 2020. Foi justamente nessa época que o decreto de isolamento social foi lançado.

De acordo com o levantamento, após o início da pandemia do COVID-19 os usuários começaram a buscar por residências com espaços maiores. Além da alta procura por imóveis com varanda, também foi revelada uma alta de 19% na procura por imóveis com quintal no mês de maio de 2020 em comparação a maio de 2019. 

Esse movimento continua até hoje, tanto no setor de venda quanto de locação de imóveis. Continue a sua leitura para descobrir o que motivou as pessoas a procurarem moradias melhores e outras características que foram decisivas na escolha dos consumidores. 

  • O que motivou as pessoas a procurarem imóveis melhores?
  • É melhor comprar ou alugar um imóvel?
  • E vale a pena construir uma casa?
  • A sua qualidade de vida sempre em primeiro lugar


O que motivou as pessoas a procurarem imóveis melhores?


“Com essa quarentena, percebemos que ter um espaço para tomar um sol e se sentir um pouco ao ar livre é muito importante. As buscas revelam exatamente isso: nossos usuários estão pensando em imóveis com mais espaço, caso tenham que permanecer mais tempo em casa”, explica Angélica Quintela, gerente de marketing do Imovelweb.

E como muitos brasileiros passaram a fazer home office, o espaço para escritório também foi uma das características que os consumidores buscaram nos imóveis. De acordo com o levantamento do ImovelWeb, comparando maio de 2020 com maio de 2019, a procura por imóveis com espaço para escritório foi de 83%.

Portanto, o que desencadeou o movimento dos brasileiros por um lar melhor foi a necessidade de unir lazer e trabalho em suas próprias casas após o isolamento social ter começado.

É melhor comprar ou alugar um imóvel?


No cenário atual, o foco está na compra de imóveis devido às baixas taxas de juros. Em 2020, a taxa selic, que é a taxa básica para cobrança de juros no Brasil, atingiu seu menor patamar histórico: 2%. Ou seja, os juros dos financiamentos imobiliários despencaram, transformando o cenário no melhor momento para comprar imóvel no Brasil.  

Neste ano (2021), a taxa selic já subiu duas vezes: começamos o ano ainda no patamar de 2%; em março passou para 2,75% e, em maio, para 3,5%. Até dezembro, a previsão dos especialistas é que a taxa selic evolua para 6%.

Por isso, para quem tem planos de comprar um imóvel, atualmente é melhor comprar do que alugar. Porém, isso é uma questão de planejamento financeiro. Se você possui uma reserva de emergência equivalente ao valor de entrada do imóvel que deseja, vale a pena comprar. Caso contrário, é melhor continuar no aluguel até o seu planejamento financeiro estar bem estruturado para comprar um imóvel.

E vale a pena construir uma casa?


Sim! Tudo está conspirando a favor de quem possui o objetivo de comprar ou construir um imóvel. 

Apesar da taxa selic ter subido duas vezes ainda neste ano (2021), o patamar de 3,5% ainda é considerado muito atrativo para comprar um lote e financiar a construção de uma casa.  

Em São Paulo, por exemplo, de acordo com o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis), a compra de lotes aumentou 202% no Brasil em junho de 2020 em comparação a junho de 2019. 

Além das baixas taxas de juros, o que abriu a oportunidade para muitos brasileiros construírem a casa dos sonhos foi a redução na taxa de juros cobrada de pessoas físicas para construção individual ou aquisição de lote, anunciada pela Caixa Econômica Federal.

A sua qualidade de vida sempre em primeiro lugar


Aqui em Franca, nós, da
Parra Imobiliária, atuamos com venda e locação de imóveis de terceiros, lançamentos e somos especialistas em loteamentosAssim como muitos brasileiros estão aproveitando as baixas taxas de juros para tirar do papel os planos de comprar um imóvel, estamos aqui para te ajudar a conquistar um patrimônio seguro e duradouro.

Portanto, conte conosco para encontrar o melhor imóvel ou lote para construir a sua casa em Franca!