Cobrar a taxa de intermediação é de praxe nas imobiliárias. Assim como qualquer outro prestador de serviços, elas devem receber pela intermediação de um contrato de aluguel. Porém, muitos proprietários não têm informações suficientes para entender essa cobrança. Por isso, preparamos este post para explicar o que é a taxa de intermediação e para que ela serve. Acompanhe!

O que você lerá neste post:

  • O que é taxa de intermediação imobiliária
  • Imobiliária fica com o primeiro aluguel
  • O que a imobiliária pode cobrar do locador
  • Taxa de administração de imóveis: qual a comissão da imobiliária no aluguel?
  • Vale a pena colocar imóvel na imobiliária?

O que é taxa de intermediação imobiliária

A taxa de intermediação refere-se ao custo cobrado pela imobiliária para a intermediação do processo de locação de um imóvel. Em geral, ela é cobrada de uma única vez e varia entre 7% a 10% do valor do aluguel. 

Para esclarecer suas dúvidas sobre a cobrança, continue com a leitura!

Imobiliária fica com o primeiro aluguel

A forma de cobrança da taxa de intermediação também varia, mas é comum que as imobiliárias fiquem com 50% a 100% do valor do primeiro aluguel. Por causa disso, alguns proprietários preferem negociar diretamente com o inquilino - ficando sujeitos a uma série de riscos. 

A cobrança da taxa de intermediação, entretanto, é justa, uma vez que refere-se a despesas da imobiliária anteriores ao fechamento do contrato de locação. Veja quais são os serviços comuns nessa jornada: 

  • Vistoria e avaliação do imóvel;
  • Acompanhamento nas visitas ao imóvel;
  • Marketing online (divulgação do imóvel no site da imobiliária, anúncios em portais e em redes sociais);
  • Marketing offline (placas de divulgação no imóvel);
  • Fotos profissionais para divulgação do imóvel;
  • Orientação sobre documentação para assinatura do contrato;
  • Análise cadastral do candidato a inquilino;
  • Definição de garantia locatícia;
  • Contrato de locação, entre outros.

É importante que o proprietário avalie a qualidade dos serviços oferecidos, como a eficiência dos anúncios e a velocidade da imobiliária em efetivar a locação.

Agora ficou mais fácil entender por que a taxa de intermediação é cobrada pelas imobiliárias logo na saída dos contratos de locação, certo? 

Vale reforçar que, em geral, essa cobrança ocorre na retenção do valor integral (ou de parte dele) do primeiro aluguel pago pelo inquilino. Em vez de repassar o valor ao proprietário, a imobiliária fica com essa quantia, de comum acordo. Essa taxa é cobrada novamente no momento da renovação do contrato.

Nas capitais, a taxa de intermediação normalmente equivale a 100% do valor da primeira locação. Já no restante do país, como nem sempre o valor dessa taxa é padronizado, há situações em que o percentual cobrado na primeira locação ocorre a partir de 30% do valor do aluguel. Há imobiliárias que parcelam o valor em duas vezes, a fim de garantir que o proprietário fique com alguma renda inicial também. 




O que a imobiliária pode cobrar do locador

Além da taxa de intermediação, todo proprietário que aluga seu imóvel por meio do atendimento especializado de uma imobiliária deve pagar a chamada taxa de administração. Ela é cobrada mensalmente, a partir do segundo aluguel.

Essa taxa refere-se à administração do imóvel, bem como ao repasse do valor pago pelo inquilino, conforme as informações previstas em contrato. Também está incluída a gestão de comunicados sobre o reajuste de aluguel e cobranças de outras taxas que façam parte do contrato.

Além do repasse do aluguel e taxas em dia, a administração do imóvel feita pela imobiliária compreende a intermediação de possíveis problemas que surjam no imóvel, visando a orientação conforme as determinações da Lei do Inquilinato.

A imobiliária também agiliza o demonstrativo de rendimentos para fins de declaração do Imposto de Renda, visando desburocratizar processos para o proprietário.

Assim, a taxa de administração consiste na remuneração da imobiliária pela prestação de serviços durante o período de locação.

Taxa de administração de imóveis: qual a comissão da imobiliária no aluguel?

A taxa de administração costuma variar entre 6% a 10%, para imóveis residenciais e comerciais, como parte integrante do valor do aluguel. Em casos de aluguel garantido, a taxa cobrada costuma ser maior.

Vale a pena colocar imóvel na imobiliária?

Se você é proprietário ou proprietária de imóvel e deseja alugá-lo, saiba que vale a pena contar com uma imobiliária nesse processo. A garantia de retorno do investimento com segurança e tranquilidade, bem como a conservação do seu patrimônio estão entre as principais vantagens.

Controle financeiro da operação, economia de tempo e conveniência são outros aspectos que fazem a diferença para o proprietário e tornam a relação com o inquilino mais saudável, por meio de uma administração completa.

Para o proprietário que deseja colocar um imóvel para alugar em Franca, conheça agora os diferenciais da Parra Imobiliária

  • profissionais especializados no mercado imobiliário;
  • divulgação eficiente do seu imóvel, nos melhores canais;
  • segurança na transação imobiliária;
  • cadastro de interessados em locação;
  • atendimento personalizado. 

Contamos com uma estrutura especializada para atender proprietários e garantimos agilidade para o seu negócio. Cuidamos das manutenções necessárias no imóvel - com sua autorização -, da análise de cadastro dos interessados na locação, do encaminhamento de propostas e da elaboração do contrato.

Também orientamos os proprietários com dicas para manter o imóvel nas melhores condições, despertando assim o interesse de possíveis inquilinos.

Para cadastrar gratuitamente seu imóvel em nosso site, basta clicar aqui