Obter o retorno do investimento é o objetivo de todo proprietário que deseja vender um imóvel, certo? Para isso, uma das etapas essenciais é a avaliação profissional da propriedade. A precificação compatível com o mercado é apenas uma das vantagens. Continue com a leitura para descobrir como avaliar um imóvel para venda e fazer o melhor negócio!



Avaliação do imóvel

A avaliação do imóvel é uma etapa que antecede a venda da propriedade. Mais do que a vistoria - que consiste na verificação detalhada do estado de conservação do imóvel -, a avaliação considera outros fatores para a conclusão. Acompanhe!

O que é avaliação de imóveis

A avaliação de imóveis é um procedimento que leva em consideração as características da propriedade, bem como as condições do mercado imobiliário e da economia. Quando realizada de maneira profissional, resulta em mais agilidade e segurança para a transação de compra e venda.

Como avaliar um imóvel para venda

A avaliação de um imóvel visa definir o valor ideal do bem, verificar as condições estruturais da residência, identificar pontos negativos e apontar melhorias para sua valorização. Deve ser realizada por um profissional qualificado para a análise técnica, fundamentada em conceitos e padrões do mercado imobiliário.

Ao avaliar um imóvel para a venda, devem ser considerados os seguintes aspectos:

  • Localização do imóvel: uma boa localização é um fator que contribui para a valorização do imóvel. Bairros nobres ou com infraestrutura completa, facilidade de acesso a outras regiões, vias pavimentadas e arborizadas, estão entre as características que agregam valor ao imóvel. Posicionamento na quadra e andar no edifício também são fatores que valorizam ou desvalorizam um imóvel.
  • Idade e estado de conservação: um imóvel com bom estado de conservação tem muito mais chances de venda. Assim, é importante providenciar uma nova pintura interna e externa, revisão das redes hidráulica e elétrica, reparos ou reformas em pisos, azulejos, batentes, trincos etc., principalmente em imóveis mais antigos.
  • Diferenciais do imóvel: algumas características fazem a diferença no momento de negociar o imóvel, como uma bela vista, luz solar, uma ou mais vagas de garagem, suítes, varanda, qualidade superior dos acabamentos, disposição dos cômodos etc.
  • Dados do mercado: o preço por metro quadrado aplicado na região, bem como os valores de imóveis similares estão entre as informações que o profissional que fará a avaliação irá pesquisar. Assim como a situação econômica do país e os fatores que influenciam no mercado imobiliário, como inflação, taxa de juros etc.

É imprescindível considerar todos esses aspectos, a fim de que a negociação seja justa e represente vantagem para os dois envolvidos: vendedor e comprador.

Como é feita a avaliação de um imóvel para financiamento

A avaliação de um imóvel para financiamento consiste na vistoria para atestar que a propriedade é habitável e para determinar o valor estimado do imóvel. Em geral, ocorre depois da aprovação da análise de crédito pelo banco e da análise jurídica da documentação apresentada pelas partes envolvidas no processo de compra e venda.

Nesse caso, a avaliação é feita por um profissional ou empresa de engenharia credenciados junto ao banco que irá liberar o financiamento. O procedimento é feito tendo em vista que o imóvel em questão é considerado uma garantia para a operação de crédito, ou seja, em caso de inadimplência, a instituição financeira fica com o imóvel para cobrir a dívida.   

Como avaliar um imóvel comercial

A avaliação de um imóvel comercial segue a mesma metodologia da avaliação de um imóvel residencial, entretanto, alguns fatores merecem atenção. Confira a seguir:

  • Área do imóvel;
  • Infraestrutura e estado de conservação;
  • Localização;
  • Potencial de crescimento da região;
  • Diferenciais do imóvel.

Vale lembrar que o uso do imóvel será específico para fins comerciais, por isso, no momento de avaliar esse tipo de imóvel, é fundamental analisar as vantagens que ele oferece para quem deseja abrir um negócio no local. Ruas com maior movimento, fácil acesso a estacionamento e a transporte público e concentração de outros pontos comerciais são fatores que valorizam o ponto.

Quem pode fazer laudo de avaliação de imóvel? 

A avaliação de imóveis é regulamentada pela ABNT NBR 14653-1. No geral, o corretor de imóveis realiza a avaliação imobiliária - por meio da qual é possível determinar o valor de mercado do imóvel -, mas apenas corretores com formação especializada nessa área podem emitir o parecer técnico. 

Já um engenheiro civil ou arquiteto podem emitir o laudo de avaliação, no qual constará as particularidades estruturais do imóvel. Nesse caso, o engenheiro deve ser registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e o arquiteto no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Avaliação de imóveis em Franca

Se você é proprietário de imóveis em Franca e deseja vender uma propriedade, conte com a Parra nesse processo. Aqui você conta com assessoria especializada para avaliação de imóveis e vistoria, bem como divulgação online e offline, cadastro de interessados, acompanhamento de visitas, elaboração do contrato de compra e venda até a assinatura final da documentação. 

Busca o melhor negócio para o seu imóvel? Fale com nossos especialistas.