Você está se preparando para alugar um novo imóvel? Então está no lugar certo! Neste post, vamos apresentar um checklist do aluguel em Franca, para te mostrar como alugar um imóvel rápido e sem complicações. Acompanhe!

Você verá neste checklist:

  • Escolha do imóvel ideal
  • Documentos necessários para alugar um imóvel
  • Quais são as garantias locatícias
  • Contrato de locação: o que deve constar
  • Aluguel de imóveis em Franca

Prepare-se para saber de tudo isso e agilizar a locação do seu imóvel!

Checklist do aluguel de imóvel


Este checklist está dividido em 5 etapas fundamentais para que o processo de locação ocorra de uma maneira mais ágil e tranquila. Pronto ou pronta para começar?

Escolha do imóvel ideal


O primeiro passo para quem busca um novo lar para alugar é a escolha do imóvel. Nesse momento, você deve pensar em algumas questões essenciais para tomar a melhor decisão. Confira a seguir quais pontos devem ser observados.

Localização


Avalie a sua rotina e considere também as suas preferências. Para algumas pessoas, é importante estar próximo ao local de trabalho ou de estudo. Já para outras é fundamental que a região conte com áreas verdes e outras opções de lazer.

Analisar a infraestrutura do bairro – como acesso a transporte público e proximidade de comércio e serviços -, bem como a segurança da região também faz parte dessa etapa.

Tipo do imóvel


Além de escolher a melhor localização, é preciso decidir o tipo de imóvel mais indicado para você: casa ou apartamento? Morar em uma casa significa ter área externa privativa, como quintal e jardim – uma das buscas mais frequentes durante a pandemia. Também é possível ter mais espaço e mais autonomia. O outro lado dessa opção é que a casa pode exigir uma manutenção maior.

Já morar em um apartamento está diretamente relacionado à segurança e praticidade. Seja por meio de portaria, seja por meio de acesso eletrônico, os edifícios possuem um aparato maior de vigilância. Também trazem mais tranquilidade quando se deseja viajar, por exemplo. Outras facilidades: muitos prédios residenciais oferecem áreas de lazer próprias e a manutenção do edifício e das áreas comuns fica por conta do condomínio. O contraponto é que você terá que arcar com a taxa do condomínio e seguir as regras da convenção.

Depois de decidir, é só buscar as opções de imóveis de acordo com as suas necessidades.

Documentos necessários para alugar um imóvel

O próximo passo será providenciar a documentação para locação do imóvel residencial. Em geral, os documentos necessários para alugar um imóvel pela imobiliária são:

  • Documentos pessoais: RG e CPF.
  • Comprovante de renda: 3 últimos holerites ou 3 extratos bancários completos dos últimos três meses. O valor precisa ser 3 vezes superior ao valor do aluguel do imóvel pretendido.
  • Comprovante de residência: fatura de luz ou de outro serviço, lembrando que a fatura precisa estar em nome do futuro inquilino.
  • Imposto de renda: Declarante ou não, é solicitado o último imposto de renda do inquilino para conferência.

A depender da garantia locatícia escolhida, outros documentos serão solicitados.

Quais são as garantias locatícias


As garantias locatícias asseguram ao proprietário o recebimento do aluguel em caso de inadimplência por parte do inquilino. No momento de fechar o contrato de locação, é necessário definir um tipo de garantia locatícia. Entre as garantias locatícias mais comuns estão:

Seguro Fiança


A garantia é feita por uma seguradora. É a mais utilizada atualmente e pode ser contratada com taxas a partir de 8% do valor do aluguel, com cobrança mensal no boleto de aluguel.

Título de capitalização


O pagamento é feito via boleto, em cota única. Normalmente, o valor do depósito é de 12 vezes o valor do aluguel + valor do condomínio. A definição pode variar de acordo com a análise dos documentos do inquilino. O título fica vinculado ao contrato de locação e o valor capitalizado será atualizado mensalmente (TR + 0,5% a. m.), garantindo o resgate de 100% do valor no vencimento do contrato, se o imóvel não necessitar de reparos após a desocupação do inquilino.

Fiador


O fiador é a pessoa que se torna responsável pelos pagamentos em caso de inadimplência. Para isso, ele terá que comprovar renda superior a 3 vezes o valor do aluguel + encargos e possuir dois imóveis registrados e quitados no estado de São Paulo.

Contrato de locação: o que deve constar


O contrato de locação é o documento que reúne todas as informações referentes ao imóvel alugado e à negociação entre proprietário e inquilino. Baseado na Lei do Inquilinato, o contrato garante a tranquilidade dos envolvidos, bem como prevê os direitos e deveres de ambas as partes.

Entre as principais informações contidas nas cláusulas do contrato estão:

  • prazo de início e de término da locação;
  • valor do aluguel;
  • forma de pagamento do aluguel;
  • periodicidade e índice para reajuste;
  • obrigações do proprietário;
  • obrigações do inquilino;
  • dados sobre o distrato do contrato.

A principal recomendação é ler atentamente o documento antes de assiná-lo.

Aluguel de imóveis em Franca


Se você busca um imóvel para alugar em Franca, precisa conhecer as vantagens da Parra Imobiliária. Entre os diferenciais da Parra estão a variedade de imóveis nas melhores localizações da cidade, processo de locação rápido e seguro, vistoria do imóvel com fotos, atendimento online e várias opções de garantia locatícia.

Aproveite nosso checklist para se organizar e conte com a expertise da Parra na locação de imóveis em Franca para encontrar o seu novo lar.