Se você é daqueles que gosta de fazer tudo sozinho e sem auxílio, saiba que na hora de vender um imóvel essa pode não ser a melhor decisão. Mesmo de olho na  economia, contar com um profissional do ramo de imóveis ainda é a opção mais inteligente por diversos motivos. Descubra como vender um imóvel com segurança e qual a importância de contar com um corretor de imóveis e uma imobiliária para fechar o melhor negócio.

Leia também: Saiba o que valoriza um imóvel para vender ou alugar rápido


Como vender um imóvel com segurança 

A venda de um imóvel envolve uma série de etapas relativas à negociação e à formalização da transação. Acompanhe nosso passo a passo para saber como vender a sua propriedade de maneira prática e segura.

Passo a passo para venda de imóvel

1. Avaliação do imóvel e precificação

É de suma importância contar com uma avaliação profissional do seu imóvel, a fim de que sejam verificados possíveis problemas - e a efetivação da solução para eles, como reparos e reformas. Além disso, um avaliador especializado irá definir um valor adequado para o seu imóvel - o que aumenta as chances de um bom negócio. Para isso, serão considerados aspectos como a localização, o padrão e o estado de conservação da propriedade, metragem e número de quartos, preço do metro quadrado praticado na região, características que agregam valor: suítes, vista, área externa e de lazer, garagem etc.

2. Divulgação nos melhores canais

Depois da avaliação e precificação do seu imóvel, é hora de divulgá-lo nos melhores canais. Publicação em sites e portais imobiliários e anúncios em redes sociais e Google, bem como instalação de placas costumam ser as melhores maneiras de mostrar o seu imóvel ao público alvo. Nesse momento, é fundamental contar com fotos profissionais do imóvel, valorizando os pontos fortes da residência.

3. Visitação ao imóvel

É necessário também estar preparado para as visitações no local. Contar com um especialista nesse momento é muito importante, pois ele saberá como evidenciar as vantagens do seu imóvel para os interessados. É essencial que o local esteja organizado e que as visitas sejam agendadas de maneira estratégica: se a residência tem a vantagem de receber luz natural e sol pela manhã, por exemplo, é interessante agendar esse período do dia para o possível comprador conhecê-la.

4. Análise de propostas

Essa é outra etapa que exige acompanhamento profissional. É necessário avaliar se a proposta está de acordo com a prática do mercado imobiliário - o que inclui ter informações a respeito dos preços adotados na região, bem como da situação econômica do país, entre outros aspectos que indicarão se o valor e a forma de pagamento serão vantajosos para o proprietário.

5. Contrato de compra e venda

O contrato de compra e venda é o documento que oficializa o acordo estabelecido entre as duas partes e visa o cumprimento dos compromissos firmados. O contrato deve conter informações detalhadas a respeito da transação, como valores, prazos e formas de pagamento pelo imóvel. O direito à propriedade, entretanto, só é garantido ao comprador após o registro e a escritura do imóvel. Por isso, essa também é uma etapa que exige o acompanhamento de especialistas a fim de evitar transtornos futuros.

Documentos necessários para vender um imóvel 

1. Documentos do imóvel à venda

Para a venda de um imóvel, é necessário estar com toda a documentação organizada. Confira a seguir quais são os principais documentos solicitados.

2. Documentos do vendedor
Para o vendedor e cônjuge (se for o caso):

  • RG e CPF
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Certidão de distribuidor cível
  • Certidão de feitos das Justiças Federal e do Trabalho
  • Certidão negativa do Ofício de Interdição e Tutelas

3. Documentos do imóvel

  • Cópia autenticada da escritura do imóvel com averbação da construção
  • Certidão negativa vintenária de ônus reais
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações
  • Cópia autenticada do IPTU do ano em questão
  • Certidão negativa de impostos e de débitos condominiais
  • Planta do imóvel

Cuidados na hora de vender um imóvel

Para que a venda de um imóvel seja bem sucedida, é necessário que todas as etapas mencionadas anteriormente sejam bem executadas. Além disso, o vendedor do imóvel deve colocar a documentação exigida em dia, para evitar atrasos ou inconvenientes durante a negociação.

Também é importante avaliar cada procedimento com critério e, sem dúvida, contar com uma imobiliária de confiança para assessorar todo o processo. Acompanhe a seguir as vantagens que esse respaldo pode trazer.

Por que contar com um profissional?

As funções da imobiliária e do corretor de imóveis vão muito além de captações e visitas. O corretor deverá acompanhar todo o processo de compra e venda, intermediando o contato entre as partes e tirando todas as dúvidas que possam surgir – por exemplo, sobre certidões e impostos.

Esse profissional, junto à imobiliária, tem o dever de ser a ponte entre o vendedor e o comprador criando um processo simples e seguro. Assim, o proprietário poderá contar com um profissional especializado no ramo imobiliário, que terá conhecimentos técnicos para encontrar o negócio mais vantajoso para você. Para garantir mais segurança, ao contar com um corretor de imóveis, exija sempre o CRECI. 

Agora saiba algumas das principais vantagens de contar com esse profissional:

1. Conhecimento de mercado

Quando você decide vender um imóvel, busca um negócio justo e a certeza de valorização da propriedade para garantir o retorno do investimento imobiliário, certo? Por isso, ter uma empresa com conhecimento sobre a performance do mercado da sua região é uma ajuda e tanto. Além das informações sobre o valor do metro quadrado da área, os profissionais têm informações sobre os planos para as redondezas e especulações verdadeiras de prazos para a execução. 

Analisando não apenas a localização, como a propriedade em si de forma técnica, para atestar as condições da edificação e relacioná-las ao mercado, estabelecendo para você um valor justo e a probabilidade de retorno do investimento. Agora pensa conosco, será que você seria capaz de chegar a um resultado tão exato sozinho e com a mesma rapidez? Talvez não. Vender imóveis em Franca será bem mais fácil se você tiver com quem contar.

2. Segurança na transação

Para evitar transtornos ou até mesmo ser vítima de um calote, contar com uma imobiliária é fundamental. Além de menos burocracia, você pode se livrar de possíveis prejuízos.

 Essa empresa, contando com corretores de imóveis, te auxiliará no processo, até a conclusão da compra, colocando toda a documentação em ordem e assegurando uma negociação legal e, se necessário, acompanhada de assistência jurídica. 

O CRECI, órgão regulador da corretagem de imóveis, prevê que as imobiliárias devem ter total transparência quanto à situação física e jurídica da propriedade à venda.

3. Facilidade de visitas e vistorias

Os profissionais da imobiliária são encarregados de apresentar e organizar as visitas, buscando encontrar a melhor oportunidade de negócio. Eles também podem ser responsáveis pela vistoria do imóvel. 

4. Economia

Um corretor saberá como selecionar os clientes mais indicados para fechar negócio envolvendo a sua propriedade. O perfil do cliente é direcionado para a opção com o orçamento mais adequado e o interessado recebe orientações sobre as formas de pagamento. Assim, você, proprietário que deseja vender o imóvel, terá economia de tempo e, muitas vezes, de dinheiro, pois será responsável por pagar a taxa de corretagem, mas terá a garantia de um negócio seguro e vantajoso.

   

Agora que você sabe exatamente o que um corretor de imóveis faz e a importância desse profissional, você pode vir falar com um dos nossos corretores e deixar eles auxiliarem você na venda do seu imóvel. Entre em contato conosco e faça o negócio mais seguro.