Se você é daqueles que gosta de fazer tudo sozinho e sem auxílio, saiba que na hora de comprar um imóvel essa pode não ser a sua melhor ideia. Mesmo optando pela economia, contar com um profissional do ramo de imóveis ainda é a opção mais inteligente por diversos motivos. Descubra qual a importância de contar com um corretor de imóveis e uma imobiliária  para fazer um negócio seguro.

Por que contar com um profissional?


As funções da imobiliária e do corretor de imóveis vão muito além de captações e visitas. O corretor deverá acompanhar o processo de compra e venda inteiro, intermediando o contato entre as partes e tirando todas as dúvidas que possam surgir – por exemplo, sobre certidões e impostos.

Esse profissional, junto a imobiliária, têm o dever de ser a ponte entre o vendedor e o comprador criando um processo simples e seguro. Você poderá contar com um profissional especializado no ramo imobiliário, reunindo seus conhecimentos técnicos para encontrar o negócio mais vantajoso para você. 

Mas atenção, não são apenas essas boas características que fazem um corretor de imóveis. É preciso também  estudo e certificação. A profissão é regulamentada pela Lei Federal n° 6.530/78 e só pode ser exercida por quem conclua um curso de Técnico em Transações Imobiliárias ou por quem tem diploma universitário em Ciências Imobiliárias ou Gestão de Negócios Imobiliários. Depois de terminada a graduação ou o curso técnico, os profissionais têm de dar entrada no registro junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu Estado.

Então, para garantir ainda mais segurança, se for contar com um corretor de imóveis na sua próxima transação imobiliária, exija o CRECI. Agora saiba algumas das principais vantagens de contar com esse profissional:


1. Conhecimento de mercado


Quando você decide investir, busca um negócio justo e a certeza de valorização da propriedade para garantir o retorno do investimento imobiliário, certo? Por isso ter uma empresa com conhecimento sobre a performance do mercado da sua região é uma ajuda e tanto. Além das informações sobre o valor do m2 da área, os profissionais sabem sobre os planos para as redondezas e especulações verdadeiras de prazos para a execução. 

Analisando não apenas a localização, como a propriedade em si de forma técnica, para atestar as condições da edificação e relacioná-las ao mercado, estabelecendo para você um valor justo e a probabilidade de retorno do investimento. Agora pensa conosco, será que você seria capaz de chegar a um resultado tão exato sozinho e com a mesma rapidez? Talvez não. Vender e comprar imóveis em Franca será bem mais fácil se você tiver com quem contar.


2. Segurança na transação


Você já deve ter ouvido falar de alguém que já sofreu com algum tipo de golpe. Quando envolve um processo mais longo, como compra e venda de imóveis, pode ser fácil ser passado para trás quando não se entende bem do assunto, principalmente quando você lida com um vendedor que quer te convencer que algumas etapas não são necessárias e podem ser agilizadas. 

O que você pode fazer para ter menos trabalho durante este procedimento é pesquisar a imobiliária que promete menos burocracia, isso quer dizer que eles tomarão mais liberdades te livrando de demais dores de cabeça.

Essa empresa, contando com corretores de imóveis, te auxiliará no processo, até a conclusão da compra, colocando toda a documentação em ordem e assegurando uma aquisição legal e, se necessário, acompanhada de assistência jurídica. 

Durante a operação de compra é fundamental a análise completa da documentação do imóvel e dos proprietários. É necessário averiguar se existe alguma restrição para a venda, como dívidas no nome do antigo proprietário que possam recair sobre o bem, para que assim, nenhum envolvido tenha problemas no futuro.

O CRECI, órgão regulador da corretagem de imóveis, prevê que as imobiliárias devem ter total transparência quanto à situação física e jurídica da propriedade à venda.

3. Facilidade de visitas e vistorias


Os profissionais da imobiliária são encarregados de reunir todas as unidades que seriam do seu interesse, lhe apresentar e organizar as visitas de acordo com a sua agenda, buscando encontrar exatamente o que você procura e prestando um serviço perfeito. 

Além de organizar as visitas que atendem às suas exigências, ele fará a vistoria do imóvel ali mesmo na sua frente e se certificará de que o preço pedido faz jus ao estado da propriedade, se você pode pedir um desconto por algum defeito encontrado na vistoria ou se deve desistir da compra. 

Dessa maneira, seja uma casa, um apartamento ou terreno a melhor pedida é ter a sua imobiliária validando a venda. Nem sempre é possível acreditar sempre no vendedor ou no amigo de um amigo. 


4. Economia


Um corretor saberá como selecionar as melhores condições de financiamento do mercado e usá-las para beneficiar seus clientes com aquisições mais em conta e financiamentos personalizáveis com construtoras. O perfil do cliente é direcionado para a opção com o orçamento mais adequado para o seu bolso. Pode ser necessário troca de bancos, aberturas de novas contas, movimentação financeira, tudo em prol do melhor negócio. Essas técnicas de economia no financiamento, são técnicas que estes trabalhadores aprendem no dia a dia da profissão e utilizam para manter a sua carteira de clientes e ofertas de corretagem atraentes.   
 


Quer comprar ou vender o seu imóvel em Franca? Conte com a Parra.


Agora que você sabe exatamente o que um corretor de imóveis faz e a importância deste profissional, você pode vir falar com um dos nossos corretores e deixar eles auxiliarem você na venda ou na compra do seu imóvel. Entre em contato conosco e faça o negócio mais seguro.