Warning: session_start(): open(/opt/rh/php54/root/var/lib/php/session/sess_956cp6tcour0ldbkbpp0mdslk2, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in /storage/sites/parraimobiliaria/public_html/site_ksi/topo.php on line 3 A paciência é a arte da esperança...
Reflexão mensagem

A paciência é a arte da esperança...

A paciência é, sem dúvida, uma virtude de elogiável valor, tanto nos relacionamentos humanos como para uma boa saúde. E a sua prática leva a alcançar a sabedoria. A paciência é uma postura de vida que todos nós podemos e devemos criar. Ela, porém, necessita de constante prática e de exercícios mentais para facilitar o enfrentamento das comuns dificuldades inerentes do peregrinar humano. 
Exercitando a paciência adquirimos a capacidade de fazermos boas e sábias escolhas, possibilita a tomada de decisões e equilibra as reações frente aos mais diversos desafios do cotidiano e, com isso, nos leva a alcançar os objetivos e sonhos alimentados com carinho e grande esperança no nosso mundo interior. 
Sabemos que a realidade de hoje foram sonhos de ontem. Que eles sejam positivos, saudáveis, equilibrados e de grandes propósitos para um mundo cada vez melhor. Isto você pode e tem condições para realizar na própria vida. Quanto ao relacionamento com o próximo e com o objetivo de ajudá-lo, a sua boa e paciente postura iluminará o caminho por ele escolhido, muitas vezes conturbado e doentio. 
O autocontrole é a ferramenta básica para desfrutar da paciência. O RELAXAMENTO mental é uma das condições indispensáveis para se obter o autocontrole. 
Ficar impaciente com os transtornos do cotidiano, como as dificuldades financeiras, um bom negócio perdido, enfrentar longas filas, engarrafamento no trânsito, o sinal que não dá passagem e você já está atrasado para o compromisso assumido, decepções nos relacionamentos e no amor, conflitos familiares, não compreender e nem entender as pessoas com raciocínio mais lento e com dificuldades de se comunicarem, enfim, tantos outros desconfortos emocionais, somente complica a vida, prejudica a saúde e torna a pessoa desagradável, grosseira e até insuportável. 
Por que pretender fazer tudo ao mesmo tempo? Por que ficar irritado com a demora na realização de determinado trabalho? Fica difícil realizar um bom trabalho de forma apressada e sem a devida atenção. Como ensina Tristão de Ataíde: "A primeira condição para se realizar alguma coisa é não querer fazer tudo ao mesmo tempo." 
Não estou querendo defender aquelas pessoas que levam as coisas devagar. Aquelas que defendem "deixe como está para ver como fica". Enfim, são indiferentes e bem devagar nas suas reações. Dificilmente são proativas. Sempre esperam os outros tomarem a iniciativa e ficam pacatas, esperando, esperando, esperando... O tempo passou, o outro também passou e ela ficou estática no tempo. Seus pés criaram raízes no chão por estarem lá, parados, há muito tempo. 
Entretanto, para realizar os objetivos de vida não há a menor necessidade de vivenciar a impaciência. Tanto a paciência como a impaciência são hábitos. Basta você saber escolher o melhor hábito, aquele que lhe proporciona a melhor qualidade de vida. Com toda certeza a impaciência não é o melhor hábito. 
Existem pessoas que têm problemas por não terem problemas. Ficam imaginando, pensando e mentalizando as mais diversas dificuldades. Só que essas dificuldades existem unicamente no seu mundo interior. São as pessoas abraçadas nos fantasmas que elas mesmas criaram. Como dizia Mark Twain: "Os piores problemas que tive em minha vida foram aqueles que nunca aconteceram." 
A paciência é uma arma valorosa que solidifica a esperança. Para alcançar os resultados projetados no seu mundo interior, para um viver cada vez melhor, é fundamental saber esperar com confiança e determinação. O Pe. Antonio Vieira ensina: "A mais fiel de todas as companhias da alma é a esperança". Sem paciência não há esperança. 


Voltar página
Warning: Unknown: open(/opt/rh/php54/root/var/lib/php/session/sess_956cp6tcour0ldbkbpp0mdslk2, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0 Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/opt/rh/php54/root/var/lib/php/session) in Unknown on line 0